Rios e lagos
- Detalhes
Cerca de 62% do território coberto por uma ampla rede fluvial pertence à bacia do Mar Negro. Esta bacia também inclui os maiores rios croatas, o Sava (562 km) e o Drava (505 km) que, como o Danúbio, no qual desaguam, são em grande parte rios de fronteira.
Os principais afluentes do Sava são o Sutla, o Krapina, o Kupa (o rio mais longo da Croácia em todo o seu curso), o Lonja e o Una. Os maiores afluentes do Drava são o Mura, o Bednja e o Karašica, enquanto o Vuka é um afluente do Danúbio. Geralmente têm níveis de água altos no inverno e baixos no verão, com exceção do Drava e do Mura. A principal hidrovia é o Danúbio. O Drava é navegável para embarcações maiores até Osijek, e o Sava até Sisak.




Na bacia do Adriático, que cobre 38% do território, a rede hidrográfica é menos desenvolvida devido à estrutura predominantemente calcária. Os rios nascem em nascentes abundantes, com uma maior queda de água e um curso mais curto. Os rios maiores são o Mirna, o Zrmanja, o Krka, o Cetina, sendo o maior o Neretva, que atravessa a Croácia por apenas 20 km e é navegável nessa parte. A bacia do Adriático também inclui rios subterrâneos cársticos (Lika, Gacka).




Quanto aos lagos, eles existem em todas as partes do país, mas a maioria deles é pequena. O maior lago natural é o de Vrana (30,7 km²), perto de Biograd. Mundialmente, os mais famosos são os pitorescos Lagos de Plitvice, em Lika. Dos lagos artificiais construídos para atender às necessidades de usinas hidroelétricas, os maiores são o Lago Dubravsko (17,1 km²) e o Lago Varaždinsko (10,1 km²) no rio Drava, tal como o Lago Perućko (13 km²) no rio Cetina.
Em termos de relação entre área terrestre e reservas de água subterrânea, a Croácia está no topo do mundo, e em termos de reservas de água per capita, é o terceiro país da Europa, atrás da Islândia e da Noruega.