Sociedade civil

A organização e o desenvolvimento da sociedade civil no passado da Croácia estão sobretudo associados ao trabalho de caridade da Igreja Católica e dos cidadãos ricos, existindo já na Idade Média sob a forma de fundações e irmandades. Durante o período socialista de 1945 – 1990, tais atividades não existiam.

Devido à agressão de guerra contra a Croácia e às condições económicas, políticas e culturais desfavoráveis ​​por ela causadas, o desenvolvimento da sociedade civil no início da década de 90 foi lento e só pôde ser monitorizado sistematicamente desde a adoção da Lei fundamental sobre Associações em 1997 e a criação da Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Sociedade Civil em 2003.

civilno drustvo pt

Hoje, na Croácia as associações mais ativas são desportivas (cerca de 12 500), culturais (mais de 8500), económicas (mais de 4000), técnicas (cerca de 1600), sociais (mais de 4700), de saúde, humanitárias, ambientais, tal como associações para a proteção de crianças, jovens e famílias, etc. São financiadas com dinheiro do Orçamento de Estado, fundos da União Europeia, donativos diversos e quotas de filiação.

As associações mais conhecidas:

  • Caritas Croata, associação católica humanitária que ajuda todas as pessoas necessitadas e em dificuldades, fundada em 1934.
  • GONG, (Građani organizirano nadgledaju glasanje – Os cidadãos observam as eleições de forma organizada), associação fundada em 1997 para incentivar os cidadãos a participarem mais ativamente nos processos políticos; monitoriza as eleições e educa os cidadãos sobre os seus direitos e deveres.
  • B.a.B.e., (Be active, Be emancipated) associação fundada em 1994 para promover e proteger os direitos humanos das mulheres e promover a igualdade de género.
  • Ação verde (Zelena Akcija), associação de cidadãos para a proteção ambiental, fundada em 1990.
  • Comité croata de Helsinki para os direitos humanos, associação líder de longa data na promoção dos direitos humanos. Fundada em 1993, até 2003 operou como escritório de representação da Federação Internacional de Helsínquia e, mais tarde, como associação nacional.
  • Transparency International Croatia, fundada em 2000; ocupa-se principalmente com o combate à corrupção nacional e internacional em todas as suas formas.